Domingo, 24.Set.2017



Jackson Barreto entrega 32 novos veículos para melhoria do atendimento de saúde em Sergipe

São novas ambulâncias, caminhões e automóveis utilitários para atender melhor a população sergipana que necessita dos serviços de saúde.


09/09/2017 20:02
Compartilhar no Whatsapp
Imprimir

O governador Jackson Barreto e o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, entregaram nesta sexta-feira, 08, 32 novos veículos a serem incorporados ao sistema público de saúde do estado por meio do projeto Anjos da Guarda, lançado na solenidade. São novas ambulâncias, caminhões e automóveis utilitários para atender melhor a população sergipana que necessita dos serviços de saúde.

Foram entregues 26 ambulâncias tipo A, que se destinam ao transporte inter-hospitalar, direcionado a pacientes que não estão em urgência. O investimento realizado foi de R$ 1.398.660,00, recursos oriundos do tesouro estadual. Os veículos são estratégicos para reduzir a demanda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, cujas viaturas estavam sendo usadas também para essas transferências.

“Todos os hospitais regionais terão uma nova ambulância, todas as unidades conveniadas com o governo do Estado, na área da saúde, receberão também uma ambulância, assim como as entidades filantrópicas, independe de ser hospital público. Estamos fazendo aqui uma revolução na rede pública do estado. São 32 veículos que irão atender a vigilância sanitária, banco de leite, e para fazer o transporte entre as unidades hospitalares, tirando um pouco da responsabilidade do Samu, que terá mais liberdade para atender a população. Considero um dia de alegria e muitas vitórias, porque, afinal de contas, vamos oferecer aquilo que a população mais pobre necessita, que é assistência mais próxima”, explicou o governador.

Jackson falou também dos esforços que estão sendo feitos para melhorar a estrutura e equipamentos da Saúde do Estado. “Nos já recuperamos 30 ambulâncias do Samu, 15 motolâncias, e, hoje, estamos aqui com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, com o trabalho da secretaria da Saúde, do secretário Almeida Lima, de sua equipe e do governo do Estado, um trabalho em parceria para melhorar a vida da população. Quando assumi o governo, Sergipe tinha 19 leitos de UTI, hoje são 75. Também tivemos que colocar para funcionar diversos hospitais que não estavam funcionando. Nós estamos dando continuidade a esse trabalho, ampliando os serviços, e acima de tudo, assumindo um compromisso com o povo. O Estado também adquiriu três novos tomógrafos, dois para o Huse e um que foi destinado a Itabaiana. Recuperaremos o antigo do Huse para encaminharmos para Estância. Também adquirimos um aparelho de ressonância recentemente e dia 20, receberemos a unidade de radioterapia para o novo bunker, vinda do Canadá, são muitos avanços”, destacou.

O secretário Almeida Lima reforçou que o ‘Anjos da Guarda’ visa a tornar a SES mais próxima do cidadão. “É um programa da secretaria de Saúde que estamos lançando hoje. Trata-se de um nome extremamente sugestivo, que é tudo aquilo que todos nós individualmente desejamos e precisamos ter, um anjo da guarda para nos proteger e guiar o nosso caminho. Nada mais adequado para um nome de um programa na saúde pública. Temos a demonstração que o governo Jackson Barreto é um governo que tem preocupação com o social, com a saúde da população e a demonstramos que a saúde tem jeito. Toda a equipe na secretaria de Estado da Saúde vem fazendo muito mais com menos. Esses 32 veículos, salvos os três caminhões, os demais foram adquiridos com recursos próprios. Recursos do tesouro do Estado, decorrentes da economia que fizemos neste período de gestão. São inúmeras ações. Boas notícias para a população de Sergipe e mais uma forma de ampliar a assistência. Treze ambulâncias irão para as unidades do estado, pois, muitas das vezes, o hospital necessita de uma ambulância para remoção, realização de exame e fica a depender de outros órgãos da secretaria a exemplo, do Samu ou do Shira. Agora, as unidades contempladas terão as suas ambulâncias para poder fazer esse serviço hospitalar que, sem dúvida, vai melhorar a assistências da população e salvar vidas.

Para o vice-governador, Belivaldo Chagas, as entregas reforçam o sistema de saúde pública em Sergipe. “Estávamos esperando essa distribuição para fortalecer o atendimento das unidades hospitalares. O governador realiza essa ação em um momento próprio, porque isso ajuda a desafogar a questão do sistema no interior, pois sabemos que há um número muito grande de pacientes encaminhados para outras unidades”.

Das 26 ambulâncias, duas se destinam ao Huse. As outras 24 serão distribuídas pela rede de saúde do Estado e municípios. Receberam veículos: Hospital Regional de Propriá, Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, Hospital Regional de Itabaiana, Hospital Regional de Socorro e Hospital Regional de Estância, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Neópolis, Boquim e Tobias Barreto, a Maternidade de Capela, a maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Aracaju), a Maternidade São José (Itabaiana), os hospitais filantrópicos de Aquidabã (Santa Cecília), Riachuelo, São Cristóvão (Senhor dos Passos), Estância (Amparo de Maria), Itabaianinha (São Luiz de Gonzaga), Lagarto (maternidade Zacarias Júnior) e a UPA de Porto da Folha. As secretarias municipais de Saúde de Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora do Socorro, Poço Verde, Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora das Dores também receberão ambulâncias.

A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite, expôs os benefícios oportunizados pelos dois veículos destinados ao município. “A gente está muito feliz, nossa população é carente e mais duas ambulâncias para viabilizar o transporte na nossa cidade é de suma importância para todos nós, estancianos. A gente quer muito agradecer ao governador Jackson Barreto por esse grande feito e ficamos muito felizes, a população agradece porque era uma dificuldade muito grande para muitos da população se deslocar de um hospital para outro quanto de casa para o hospital e poder contar com veículos bons, preparados nos deixa muito contentes. A população de Estância não só merece como agradece essas conquistas”.    
                
O diretor do Hospital Amparo de Maria de Estância, José Magno, contou que a unidade, há algum tempo, já não possuía um veículo destinado a este fim e enfatizou a importância da entrega para os municípios do interior. “Estávamos sem veículo há algum tempo e precisávamos recorrer ao Samu ou a secretaria do município quando era necessário, mas a dificuldade era muita. Tinha externado isso ao governador que trabalhou para atender essa demanda. São 32 novos veículos para a saúde do estado, duas ambulâncias para o nosso município. Ficamos gratos não só apenas pelas ambulâncias, mas pelos os recursos que são passados para o Amparo de Maria, e pelo carinho que o governador tem tido ao longo desses anos com a unidade, pois em momentos de dificuldades ele se esforçou para nos ajudar”.

José Magno acrescentou que o Amparo de Maria utilizará a ambulância recebida para o maior conforto dos seus pacientes e na regulação da população atendida. “A maternidade do Amparo de Maria é a única da região Centro-sul, óbvio que vamos trabalhar para fazermos o menor número de transferências, mas quando necessário faremos com esse veículo. Também iremos atender o cidadão para levá-lo à sua casa, principalmente àquelas pessoas que não tiver um veículo, aos idosos, que antes aguardavam muito tempo até a ambulância do município ser disponibilizada, mas agora com essa ambulância nova, equipada poderemos dar conforto e atender melhor a sociedade”.

Segundo Almeida Lima a entrega dos veículos é mais uma ação que condiz com o planejamento estadual de interiorizar o acesso aos serviços de saúde. “É uma forma de melhor prestar os serviços, porque hoje nós compreendemos que deve ser um dos grandes objetivos da secretaria de Saúde a interiorização, a regionalização, o fortalecimento das unidades do interior, por exemplo, essas ambulâncias que estarão se deslocando para essas unidades hospitalares públicas do Estado, conveniadas e filantrópicas. E para secretarias de saúde dos municípios, temos também outras atividades e incrementos. Nesta semana, por exemplo, iniciamos a obra para instalação de um novo tomógrafo na cidade de Itabaiana. A nossa equipe já esteve na cidade de Estância para verificar as obras para que eles recebam outro tomógrafo. Estamos completando a instalação de mais dois tomógrafos no Huse, um terceiro chegará para o centro de imagens que teremos instalado no Hospital de Urgência. Ou seja, tudo isso significa fortalecimento da nossa rede estadual de saúde”.

De acordo com o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira, a ambulância recebida é estratégica para o município distante da capital. “É de uma importância fundamental. Desde que assumimos a gestão de Poço Verde, em janeiro, solicitamos uma ambulância, já que Poço Verde não tinha. Essa ambulância vai trabalhar de forma efetiva para o município, é um presente de Jackson Barreto para o povo de Poço Verde, uma ajuda para a saúde municipal. Poço Verde é um município distante da capital, são 145 km, essa ambulância ficará disponível para o plantão 24 horas, já que a Samu faz um trabalho muito maior, mais logístico e a gente vai poder fazer esse trabalho de baixa e média complexidade, destinando os pacientes ao Hospital Regional de Lagarto e ao Huse”.

O prefeito de Nossa Senhora das Dores, Thiago de Souza, também destacou o quanto o equipamento beneficiará a população do seu município. “Dará uma melhor qualidade na assistência à saúde, tanto para os pacientes de Nossa Senhora das Dores, quanto para os funcionários, que trabalharão agora com uma ambulância zero, mais segura, dando mais comodidade para o transporte desses pacientes à capital”.    
           
Além das 26 ambulâncias, foram entregues três caminhões para distribuição de vacinas que serão utilizados pelo setor de epidemiologia da secretaria de Estado da Saúde; dois veículos utilitários doblôs, que serão utilizados pela vigilância sanitária e um veículo que será destinado ao Banco de Leite da Secretaria de Estado da Saúde.

A diretora do Banco de Leite Marly Sarney, Acácia de Carvalho, afirmou que o veículo ajudará a ampliar o atendimento e a coleta de leite pela unidade. “Vai ser fundamental para aumentar a coleta de leite, para fazermos mais palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para dar apoio ao nosso banco de leite para melhoria do nosso trabalho. Ajudar a ampliar o número de mães doadoras, porque muitas vezes não tínhamos como coletar todas as doações de leite buscar nas residências das doadoras, mas agora vamos fazer o cronograma semanal contando com esse veículo para que tenhamos a maior coleta de leite do estado”. 

Fonte: ASN.


Compartilhar no Whatsapp
Imprimir