Segunda, 23.Otu.2017



TIM ativa rede 4G na frequência de 700 MHZ em Itabaiana e outras 03 cidades sergipanas

Em Aracaju houve um crescimento de 130% do tráfego 4G em um mês.


27/09/2017 23:33 - Atualizado em 27/09/2017 23:35
Compartilhar no Whatsapp
Imprimir

Em continuidade ao plano de expansão da tecnologia 4G em todo o país, a TIM ativou este mês sua rede de quarta geração em mais quatro cidades sergipanas, atingindo um total de 13 cidades cobertas em várias regiões do estado. Os municípios de Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Barra dos Coqueiros e Itabaianinha foram contemplados com o novo serviço através da nova frequência de 700MHz, que permite um maior alcance do sinal como também o aumento da velocidade de navegação, proporcionando melhoria na experiência de uso da internet móvel dos assinantes. Além destas cidades, a nova frequência já está presente em Aracaju e São Cristóvão.

A expectativa é chegar até o final do ano com 34 cidades cobertas com sinal 4G da TIM em todo o estado de Sergipe, sendo mais de 20 com a frequência de 700 MHz. Vale destacar, que a empresa foi a primeira a liberar o uso do 4G na nova faixa em todas as capitais do Nordeste independente do desligamento do sinal analógico de TV em razão do projeto de mitigação de Interferências realizado junto à Anatel.

“Antecipamos a exploração da faixa de 700 MHz para expandir a cobertura 4G no interior do estado e disponibilizar imediato incremento da performance da rede de quarta geração . Beneficiada pelo investimento, Aracaju tem o fim da TV analógica previsto a partir de Maio/2018, segundo o cronograma do governo. Com a ativação do 4G na frequência de 700 MHz, o refarming da faixa de 1.800 MHz e a introdução de novas tecnologias, como o VoLTE e ViLTE, vamos reafirmar cada vez mais nossa liderança e expandir o alcance e a qualidade da banda larga móvel no Brasil”, afirma Ageu Diniz, Gerente de Engenharia de Redes da TIM Nordeste.

Por ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura do 700 MHz pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2600 MHz, além de proporcionar uma maior penetração nos ambientes internos. “Em Aracaju, por exemplo, esperamos aumentar nossa cobertura 4G indoor para mais de 95% de abrangência. Isto garante a qualidade na conexão de dados onde quer que o cliente esteja”, complementa Ageu. Os resultados já podem ser mensurados: em Aracaju houve um crescimento de 130% do tráfego 4G em um mês, superando o trafego de dados cursado na tecnologia 3G.

Convém ressaltar ainda que todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam na nova frequência. As ofertas de dados da operadora se mantêm igual, sem qualquer reajuste de preços por conta da inovação. A operadora adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014 com um investimento de quase R$ 3 bilhões nessa aquisição. 


Fernanda Veiga/ ascom.


Compartilhar no Whatsapp
Imprimir