Quarta, 13.Dez.2017



Saúde da mulher: unidade móvel “Amigo do Peito” chega à Aparecida

O projeto visa garantir rapidez e qualidade no acesso ao exame.


09/11/2017 13:34 - Atualizado em 09/11/2017 13:34
Compartilhar no Whatsapp
Imprimir

A mamografia é o melhor exame para detectar o câncer de mama. Como forma eficaz de prevenção, a Prefeitura de Nossa Senhora Aparecida, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Ministério da Saúde trouxe até o município a unidade móvel “amigo do peito” oferecendo à população, gratuitamente, exames de mamografia digital. A ação faz parte da campanha “Outubro Rosa”, que alerta sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama.

O projeto visa garantir rapidez e qualidade no acesso ao exame por meio de equipamentos modernos e instalações climatizadas e adequadas para proporcionar conforto, higiene, segurança e rapidez no atendimento aos pacientes, conscientizando as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce. O público-alvo são mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Djenalda Bomfim, essa é uma ação que permite acesso e conscientização no cuidado da saúde da mulher. ““É importante destacar que, quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maior a chance de eficácia no tratamento. Estamos criando uma oportunidade ímpar para as mulheres do nosso município, garantindo exames de alta qualidade”, explicou a secretária.

Fotos: Rayan Barreto/Ascom

Os resultados dos exames serão disponibilizados em até 15 dias e entregues pelos agentes comunitários de saúde de cada localidade. Caso seja detectado algum problema, há o encaminhamento imediato à consulta médica.

A mobilidade e qualidade do serviço oferecido pelo “Amigo do Peito” visa o trabalho em parceria com governos estaduais e municipais no atendimento aos pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde. Além dos exames gratuitos de mamografia, no local também estão sendo realizados exames de lâmina, medições de pressão, teste para detectar sífilis e HIV e consultas com dentistas.

Ascom NSA.

banner topo

Compartilhar no Whatsapp
Imprimir