Domingo, 22.Abr.2018



Nasa descobre dois novos planetas fora do Sistema Solar

Descoberta foi divulgada nesta quinta-feira (14) em coletiva transmitida pela agência espacial.


15/12/2017 09:58
Compartilhar no Whatsapp
Imprimir

Com o uso da inteligência artificial, a Nasa detectou dois novos exoplanetas (fora do Sistema Solar). A descoberta foi divulgada nesta quinta-feira (14) em coletiva transmitida pela agência espacial. 

A missão Kepler observou cerca de 200 mil estrelas: uma foto a cada 30 minutos. Isso gerou uma base de dados com 14 bilhões de pontos, que se traduzem em cerca de 2 quadrilhões de possíveis órbitas. É uma grande quantidade de informação mesmo para os computadores mais modernos.


Uma parceria do Google com a Nasa começou para tentar ajudar a resolver isso. Um conjunto de 15 mil sinais do telescópio Kepler foi cruzado com um modelo para distinguir planetas de não-planetas. Após ver que o modelo acertava em 96% das situações, a equipe resolveu mudar as atenções para as estrelas detectadas.


Foram analisadas 670 estrelas. Foram encontrados dois novos exoplanetas: Kepler 80g e Kepler 90i.


Outro sistema 

O Kepler 90i é o oitavo planeta na órbita da estrela Kepler 90, parecida com o Sol, de acordo com a Nasa. Este é, portanto, o primeiro sistema fora do nosso com a mesma quantidade de planetas já descoberto.

O 90i é rochoso e com uma órbita de 14,4 dias. Ele é 30% maior que a Terra e está muito mais perto do Kepler 90, o "Sol" do seu sistema. Por isso, a temperatura por lá pode passar dos 420ºC.

"O sistema da estrela Kepler 90 é uma mini versão do nosso sistema solar. Você tem planetas pequenos mais perto e maiores na parte de fora", disse Andrew Vanderburg, um dos pesquisadores que ajudaram a idealizar a parceria com o Google.

O outro planeta descoberto, o Kepler 80g, faz parte de outro sistema, o Kepler-80. Ele é o sexto a fazer parte do conjunto e tem um tamanho similar ao da Terra.

Fonte: Gazeta Web.


Compartilhar no Whatsapp
Imprimir