Segunda, 23.Otu.2017



Jackson autoriza que SSP capacite Guarda Municipal de Itabaiana

Para o secretário João Eloy, esse entendimento entre a Guarda Municipal com a PM e Polícia Civil é importante para que haja integração entre as forças policiais e sejam alcançados os melhores resultados para a segurança da população.


24/08/2017 18:07
Compartilhar no Whatsapp
Imprimir

O governador Jackson Barreto autorizou a secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) a capacitar os futuros guardas municipais do munícipio de Itabaiana por meio da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol). A capacitação foi uma solicitação feita pelo prefeito do município, Valmir dos Santos Costa, em audiência realizada nesta quinta-feira, 24, no Palácio dos Despachos. O prefeito também solicitou ao governador a cessão do espaço no qual funcionava a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Detran/SE no antigo prédio da Rodoviária do município. A intenção é que seja construído o Centro Administrativo de Itabaiana no local.

“Essa iniciativa do prefeito com relação à guarda de Itabaiana é muito importante, pois qualifica os futuros profissionais da área de segurança do município. Quando se investe em segurança todos saem ganhando, os profissionais, o Estado, o Município, a população, toda sociedade”, disse Jackson. 

Segundo o prefeito, o curso capacitará cerca de 20 pessoas aprovadas no concurso feito pela Prefeitura de Itabaiana. “A gente agradece o entendimento do governador em poder fazer essa parceria com o município e pela receptividade a mim e aos meus secretários. Solicitamos o curso para a implantação da Guarda Municipal de Itabaiana e o governador, de pronto, autorizou ao secretário de Segurança Joaão Eloy a fazer a preparação dos nossos futuros guardas. É exigido esse curso preparatório para que se venha efetivar a Guarda no município. Serão entre 20 a 25 pessoas que farão parte da guarda municipal”, explicou Valmir dos Santos Costa.

Outro pedido do prefeito foi referente ao comando da Guarda. “Queremos um profissional da Polícia Militar para o comando. O governador nos orientou que busquemos um oficial reformado por causa do efetivo que é pequeno”, afirmou o prefeito do município do Agreste Central.

Para o secretário João Eloy, esse entendimento entre a Guarda Municipal com a PM e Polícia Civil é importante para que haja integração entre as forças policiais e sejam alcançados os melhores resultados para a segurança da população.

Valmir aproveitou a oportunidade para salientar a efetividade do trabalho do governo do Estado na área de segurança pública em Itabaiana, comprovada pela diminuição dos índices de violência. “A gente já percebe, neste momento, que há um grau de satisfação da população pela redução de homicídios, furtos e roubos. Hoje, já há uma percepção que houve essa redução devido a própria determinação do governo, da política de segurança pública do Estado, tanto por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), como da própria delegacia e do Getam [Grupamento Especial Tático de Motos], que tem feito o seu papel de forma brilhante. Parabenizo a todos que fazem a Secretaria de Segurança Pública, ao secretario João Eloy e ao governo por esses resultados”, destacou.

Cessão

Quanto ao espaço para a construção do Centro Administrativo de Itabaiana, Jackson solicitou ao secretário de Planejamento, Rosman Pereira, que avalie as possibilidades para a cessão da área na qual funcionava a antiga unidade do Detran/SE. Atualmente, o Ciretran de Itabaiana funciona nas instalações do shopping da cidade, inaugurado em junho deste ano.

O prefeito esclareceu que a intenção é reunir em um mesmo local os órgãos da Administração municipal para economizar as despesas do município com os alugueis. “O governador vai avaliar a possibilidade de liberar esse terreno pra gente construir o nosso Centro Administrativo”.

Jackson ainda informou que, de acordo com o secretário Rosman Pereira, o Ceac de Itabaiana, também localizado no novo shopping, deverá funcionar nos próximos 30 dias.

Convite

Na ocasião, o prefeito Valmir Costa, entregou ao governador um convite para participar da programação em celebração aos 129 anos de Itabaiana. 

Presenças

Participaram da reunião o secretário de Estado da comunicação, Sales Neto; os secretários municipais de Administração e da Gestão de Pessoas, Adailton Resende Sousa, Comunicação Social, Carlos Ferreira e a procuradora geral de Itabaiana, Andreia Machado.

Fonte: SSP-SE.


Compartilhar no Whatsapp
Imprimir